terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mitologia Grega



A mitologia grega chegou até nós graças aos grandes poetas épicos que compilavam as façanhas dos heróis, deuses e semideuses.
“A saga dos deuses gregos começa com o surgimento espontâneo de Gaia (a mãe terra) a partir do caos Da união de Gaia com seu filho Urano (céu) nasceram três ciclopes (gigantes de um olho só), três hecatonquiros (gigantes de 100 braços e 50 cabeças), e doze titãs que governaram o mundo até serem derrotados pelos deuses do Olimpo. Como não suportavam a feiúra dos hecatonquiros e dos ciclopes, Urano os escondeu no submundo, Tártaro. Gaia se recusou a ter novos filhos e, cansada dos maus tratos do esposo pediu que os titãs o atacassem. O único que se prontificou foi o caçula, Cronos que com uma foice corto os testículos do pai e os jogou no mar. Assim Cronos tornou-se líder dos titãs e assumiu o lugar de Urano como deus supremo do mundo.”
No começo havia Gaia (terra), Tártaro (inferno), Eros (desejo), Érebo (a escuridão do inferno), e a Noite (a escuridão da Terra). Urano (filho de Gaia) reinava antes de ser destronado pelos titãs. No mesmo período surgem Montanhas, Mares, o Éter e o Dia.
O fim de Urano trás outra coisa que é recorrente na mitologia grega “O Filho vence o Pai”. Os titãs reinavam a terra e trataram de povoar a terra. A monogamia não era regra e a dúzia de titãs se dividia em entidades femininas e masculinas. Cronos se casou com sua irmã Reia, e se deu origem à linhagem que ocuparia o Olimpo mais tarde. Hipérion foi pai de Hélio (deus do sol). Gaia profetizou que assim como Urano, Cronos seria derrotado per seu próprio filho, então Cronos devorou cada um de seus cinco filhos, Reia não gostou nada disso, então quando nasceu o sexto filho, ela o enviou à ilha de Creta para protegê-lo do pai. Envolveu uma pedra como roupas de bebê para fingir que era o recém nascido.
Zeus cresceu na ilha de Creta rodeado de ninfas, até que uma delas lhe contou que ele era filho de Cronos e que ele havia devorado seus irmãos. Quando se tornou adulto, Metis (Prudência) lhe explicou como resgatar seu irmão usando um néctar mágico. Então Zeus fez com que Cronos vomitar os filhos já transformados em adultos. De sua boca brotaram Posêidon, Hera, Hades, Héstia e Demeter, que se juntaram numa batalha hoje conhecida como batalha Cósmica. Zeus libertou os ciclopes, que foram exilados por Urano, eles eram grandes ferreiros e criaram armas mágicas para os deuses. Com a vitoria dos deuses Cronos foi banido para o Tártaro.
Um dos lideres dos titãs era Atlas, filho de um titã com uma ninfa, que governava Atlântida. Quando os titãs foram derrotados eles fizeram Atlas carregar o céu.
Gaia ficou furiosa com o destino dos titãs mandou que os gigantes os atacassem, mas foram derrotados e exilados para o fundo do vulcão da guerra, depois foi à vez de Tifon (deus do vento) que ao ser derrotado também foi enviado ao Tártaro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário