sábado, 13 de novembro de 2010

Histórias Contadas em Todos os Cantos do Planeta

“Ao redor de uma fogueira, milhares de anos atrás, no tempo livre as pessoas se juntavam em volta de uma fogueira e começavam a contar histórias. Com elas eles tentavam encontrar respostas para o que não se compreendia.”
A base da mitologia é o esforço para compreender o mundo e o próprio homem. Histórias maravilhosas passaram de geração em geração, foram contadas e recontadas, tornaram-se mais complexas e ganharam personagens novos.
Todas as culturas associam a origem do mundo, nos seres humanos, das plantas, dos animais e dos acidentes geográficos a uma força sobre humana.
“Deuses e heróis convivem com a humanidade desde a aurora de nossa espécie. Essas histórias, que não têm autores, continuam a nos encantar.”
Povos de todo o planeta forjam seus heróis e deuses de acordo com o que têm à mão.
 A relação com os deuses é bem complicada. Eles são seres superiores que ajudam, mas também têm uma cólera divina. Punições aos humanos são freqüentes, e muitas delas projetam o fim dos tempos.
Os mitos estão misturados à história e às vezes acaba por influenciar no destino dos povos.
O ser humano, mesmo depois de milhares de anos, ainda é cativado por uma boa história. Os mitos nos ajudam a organizar a nossa vida, e isso começa na infância quando ouvimos os primeiros contos de fadas.

Fonte: Super Interessante - O Livro das Mitologia adaptado por Helo

Nenhum comentário:

Postar um comentário